sábado, 18 de setembro de 2010

Filosofia - Estética

Estética e Filosofia

Estética é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e da técnica artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.

Renascentistas greco-romanos (Grécia e Roma na época clássica) achavam que o que era harmonioso era belo (geometricamente perfeito) e na pós modernidade a imagem de belo e feio mudou, tirando este conceito.

Pensamento clássico dos gregos relacionando ética e estética. Por exemplo, algo que achavam ser errado, por exemplo, a ação “roubar”, era feio e ajudar os outros era um gesto bonito. Tornaram o feio ruim e o bonito bom.

Para os clássicos:

Caos à feio à desordem

Cosmos à bonito à ordem

Moralmente mal, esteticamente feio

Moralmente bem, esteticamente bonito

Estética:

Kant: Os conceitos sobre o belo elaborados por Kant transformaram em definitivo o juízo estético. Kant irá mudar as bases do juízo estético ocidental que até ele vinculavam as obras de arte e a beleza natural ao sobrenatural. Para Kant o juízo estético é oriundo do sentimento, e funciona no ser humano como intermediário entre a razão e o intelecto.

Baumgarten: Noções de belo e feio

Filosofia da arte: Procurava analisar o sentido de uma obra de arte. Se tornou uma reflexão sobre os procedimentos técnicos elaborados pelo homem, e sobre as condições sociais que fazem um certo tipo de ação ser considerada artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário