sábado, 18 de setembro de 2010

História - Primeiro Reinado II

Primeiro Reinado (1822-1831)

Brasil Império:

1º reinado: Como se construiu a nação: (Vencendo as resistências internas, a confederação do equador, coroação de Dom Pedro, revoltas separatistas, Guerra Cisplatina e reconhecimento externo da independência)

Regencial: A construção colocada em choque

2º reinado: Consome tudo


Primeiro Reinado:


Houve a independência do Brasil em relação a Portugal graças a Dom Pedro, herdeiro do trono português e nada mudou na estrutura do país com a sua independência. Os interesses portugueses são mantidos e assim como o vínculo entre os dois países.

As elites brasileiras e proprietários de terras de aproveitaram de Dom Pedro para romper os laços com Portugal. Quando Dom Pedro se tornou imperados do Brasil, tudo girou em cima dele e centraliza a política, deixando-a quase absolutista, pois tinha uma constituição.

1823 - Constituição da Mandioca: Não aconteceu, pois tornava os poderes do imperador finitos e parte dele seria destinado a elite agrárias. A rendas mínima para alguém votar teria que ser baseada em mandiocas. Dom Pedro dissolve a constituição e cria uma nova:

Constituição de 1824: Dava mais poderes ao imperados, mas SOMENTE, ao imperador. Além dos três poderes criados por Montesquieu (executivo, legislativo e judiciário), Dom Pedro cria um quarto poder, chamado MODERADOR, que lhe dava o direito de interferir em todos os outros.

Dom Pedro abandonou seu filho de cinco anos de idade para poder voltar a Portugal e ser coroado rei. Quando seu filho completou quinze anos, foi nomeado o novo imperador do Brasil, como uma maneira de acabar com as revoltas.

Em 1824 ocorre a primeira revolta, iniciada em Pernambuco. É chamada de Confederação do Equador, com a proposta de proclamar independência e de se separaram do resto do Brasil. Não queriam um país todo separado, mas unido evitando mais gastos com impostos. O movimento foi repreendido e os principais lídetes foram mortos. Exemplo: Frei Caneca

O reconhecimento externo da Independência foi em 1824 com a lógica da Doutrina Monroe quando os Estados Unidos a fazem e em 1827 os tratados são renovados em 15 anos.

Santa Aliança à Congresso de Viena àNa Europa volta o absolutismo e a manutenção dos impérios o que fez com que a Inglaterra manipulasse as relações com o Brasil por causa do comércio e fizessem que Portugal só reconhecesse a independência do Brasil em troca de dinheiro, que os portugueses deviam aos ingleses. Divida de Portugal com Inglaterra passou para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário